BLOG

Este é nosso espaço para falarmos um pouco mais sobre Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem. Aqui, compartilharemos artigos, tiraremos dúvidas e daremos dicas sobre o assunto.

A importância da fluência da leitura

POSTADO POR META | 22/08/2022

A fluência da leitura, isto é, a capacidade do indivíduo para ler com velocidade, precisão e expressão adequada pode ser comparada com a fluência para aprender quase todas as habilidades em que se deseja ter sucesso, como por exemplo, uma dança, um esporte ou até mesmo cozinhar.
No início do aprendizado básico de qualquer habilidade, o processo geralmente é lento, necessitando de um esforço para desenvolvê-la com precisão. Após uma quantidade considerável de prática em atividades "básicas" associadas a essa habilidade, a pessoa pode realizá-la de maneira mais precisa e rápida, tornando-se fluente e, portanto, capaz de concentrar-se em tarefas mais complexas. Quanto maior o nível de fluência mais agradável se torna a tarefa, aumentando assim a chance de ser executava com maior frequência.
Pensando na leitura, o processamento rápido da conversão grafema-fonema, que vai sendo automatizado, permite que o leitor consiga fazer a compreensão e reflexão a respeito do que lê de um modo mais profundo, através do processamento do significado das palavras e frases.
Ao contrário, quando essa automatização não acontece, levando a uma leitura mais lentificada, ocorre um desgaste cognitivo devido ao esforço necessário para a decodificação das palavras, interferindo nos recursos que deveriam estar disponíveis para compreender o conteúdo que está sendo lido, dificultando a compreensão leitora.
Portanto, com o objetivo maior de melhorar a compreensão leitora, é fundamental que, desde os primeiros anos do Ensino Fundamental I, atividades destinadas especificamente ao treino de fluência de leitura sejam valorizadas e frequentemente inseridas em sala de aula. Além de que, pesquisas indicam que leitores mais fluentes tem maior chance de se tornarem mais assíduos na leitura. (Daly, Chafouleas, & Skinner, 2005; Skinner, 1998) .

Daly, E. J., Chafouleas, S., & Skinner, C. H. (2005). Interventions for reading problems: Designing and evaluating effective strategies. New York: Guilford Press.

Imagem: Grupo de crianças foto criado por freepik - br.freepik.com

Comentários:

Posts relacionados:

Deixe seu comentário:

Seu e-mail não será publicado. Os campos com (*) são obrigatórios.

Comentário: *
Nome: *
E-mail: *